segunda-feira, 9 de março de 2015

Uma experiência incrível!

Alguns já sabem, mas semana passada inciei o mesmo projeto da blogueira Summer Belessa (https://estilo.catracalivre.com.br/roupa/mae-pede-ao-filho-de-3-anos-que-escolha-sua-roupas-durante-uma-semana/), na qual ela deixa seu filho escolher suas roupas por uma semana. Como tenho dois filhos, resolvi fazê-lo durante seis dias, no qual cada dia um escolhe a roupa. O objetivo principal era mostrar a eles a responsabilidade que temos com eles até nos pequenos atos, como escolher uma roupa (normalmente eles escolhem suas próprias roupas, mas nem sempre o resultado é bom/adequado, então rola aquele estresse e ambos dificilmente aceitam minha humilde opinião), mas no final do projeto eu consegui muito mais do que o objetivo dele! Antes, irei descrever o perfil do meu eleitorado, em seguida relatar dia a dia a escolha de cada um e depois as minhas conclusões sobre o projeto:

Os stylists:
Bernardo: Escolhe o que vê pela frente, geralmente as peças de cima da gaveta, ou seja, as mesmas roupas. Por ele, andava só de cueca (quiçá sem ela) em todos os lugares. Suas roupas servem apenas para atender às minhas ordens de “vista-se”, então seria capaz de ir a um casamento de sunga e a um baile funk de terno e gravata.


Estrela: Vaidosa e feminina. Adora rosa, babados, floridos e “coisitas fashion”. Ah, fantasias também. Frequentemente vai a lugares com roupas de princesa ou maquiagem de coelhinha. Me pede penteados de “rapunzel”, de “elsa”, “ana” e princesas afins. Exagera nos acessórios muitas vezes. Às vezes me pede opinião do que vestir, mas quando eu opino ela rejeita.



As condições: Não usei maquiagem em nenhuma das fotos e nem coloquei nenhum efeito além de cortar a bagunça da casa nas fotos hehehe. #nomakenofilter! Na primeira foto eu acabei tirando sozinha, mas prezei para tirar as outras no mesmo lugar. A escolha deles era "à vontade", podendo escolher roupas de praia, academia, sandálias havaianas, o que bem entendessem. Para isso deixei avisado nos lugares onde iria para quaisquer eventualidades.


Os dias:
Primeiro dia: escolha do Bernardo.
Estava animado com a “nova atividade”, mas do mesmo jeito que ele escolhe as suas roupas ele veio escolher as minhas. Mostrei todo o guarda-roupa e o deixei à vontade, mas ele, com pressa, pegou as duas primeiras peças que viu pela frente, sem qualquer critério, me entregou e foi embora. Esqueceu-se dos sapatos. Se bobear, eu iria descalça! Tive que escolhê-los.

Como avisei a muitas pessoas, postei o look e a repercussão foi imediata! Choveram comentários sobre a roupa, uns adorando, outros rindo das cores. Ficou realmente bem dividido. Na universidade, professores me pararam pra dizer que acharam a combinação melhor pessoalmente do que nas fotos. A ansiedade era pelas escolhas da Estrela!



Segundo dia: escolha da Estrela.
Ela me pediu para fazer sua escolha na véspera, estava bastante ansiosa. Da mesma forma que com o Bernardo, mostrei todo o guarda-roupa e deixei-a à vontade A primeira coisa que ela perguntou foi: “Mamãe, onde estão as tuas roupas de trabalho?” A partir daí escolheu de cara o casaco, mas nas peças seguintes olhou bem o guarda-roupa antes de fazer a sua escolha. Perguntou onde estavam os meus sapatos e pegou sapatilhas. Nesse momento o Bernardo reclamou de não ter escolhido os sapatos, e eu lhe disse que ele que não os escolheu.

Nesse dia a ansiedade das pessoas estava grande. Já me pediam no whatsapp pra postar o look do dia desde às seis e meia da manhã. Quando postei, a reação das pessoas foi imediata: quase que unanimidade adorou o look! Na universidade, voltei a ser parada e Estrela foi extremamente elogiada pela escolha.


Terceiro dia: Escolha do Bernardo.
O terceiro dia era um sábado e iríamos passar o dia em casa. Não achei justo ele ter um trabalho para me escolher uma roupa para ficar em casa. Como iríamos sair na sexta à noite, deixei que ele escolhesse o segundo look do dia.
Ele já estava mais preocupado. Olhou atentamente as minhas roupas e fez sua escolha. Depois que as fez, ainda procurou mais um pouco para ver se havia outra peça para que, talvez, trocasse, mas ficou satisfeito com a sua escolha. Quis que eu usasse lenço e sandálias baixas para irmos jantar em um restaurante “chique”. Perguntei infinitas vezes se essa era a sua escolha definitiva e ele disse que sim, pois estava bastante satisfeito!

Os comentários mais uma vez se dividiram: alguns riram da escolha, enquanto outros a acharam interessante.



Quarto dia: Escolha da Estrela.
Fomos ao teatro. Ela já sabia que queria me escolher um vestido e foi logo perguntando onde ficavam. Me escolheu vestido, sapatos (sapatilhas, mais uma vez), colar e brincos.

Nesse dia a Estrela foi ovacionada! Muitos pediram para que ela escolhesse seus looks também!


Quinto dia: Escolha do Bernardo.
Dessa vez ele quis escolher na véspera. Teve todo o trabalho de olhar bem as roupas e escolher a que ele queria. Disse que não me queria com acessório nenhum além do cinto azul. Escolheu macacão, regata e sandálias baixas. De manhã, ao me vestir e colocar a regata para dentro (primeira foto), disse que não era daquele jeito e pediu que eu colocasse para fora do macacão (segunda foto).

Com exceção de raríssimos comentários, risos e perguntas se eu iria sair mesmo desse jeito foram as reações das pessoas. Alguns grupos limitaram-se ao silêncio.



Sexto dia: Escolha da Estrela.
Escolheu mais uma vez na véspera. Disse de cara que dessa vez queria escolher “uma roupa, não um vestido”. Pediu para que eu tirasse as saias do cabide para que pudesse vê-las melhor e rejeitou algumas. Após escolher a saia, foi para a gaveta das camisetas, onde escolheu uma que segundo ela, era “perfeita”. Escolheu os sapatos (scarpins baixos) e brincos, apenas brincos, insistiu que não queria nada mais. Perguntei se queria mais alguma coisa e ela disse que estava muito satisfeita com a roupa que eu iria trabalhar. Bernardo ficou brabo, pois queria escolher mais uma vez!
Como minha sala na universidade está com "problemas de refrigeração", pedi para que pudesse colocar um casaco por conta do frio, mas postarei o look original, escolha dela.


Mais uma vez ela foi bastante elogiada! Alguns chegaram a dizer que ela foi a única que levou a sério o "desafio".


As impressões:
  • Meu objetivo foi alcançado. Eles não só ficaram mais cuidadosos na escolha das minhas roupas como também nas deles. O Bernardo começou a olhar suas gavetas com mais cuidado e a Estrela me chamou para ajudá-la nas escolhas dela, aceitando as minhas opiniões. Missão cumprida.
  • A empolgação para fazer uma escolha para a mamãe deles foi imensa! O senso de responsabilidade que eles adquiriram com o peso da tarefa e a vontade de me agradar com as escolhas foi lindo!
  • Conversei com eles sobre a atividade. Deveria ter conversado apenas no último dia, mas no quarto dia estávamos em um momento em que eles conversariam comigo numa boa e decidi interrogá-los naquele momento mesmo, além de acabar conversando no último dia também. Perguntei se eles estavam achando/acharam difícil a tarefa. Bernardo disse que sim, “muito difícil” e Estrela disse que achou bastante fácil, com exceção do último dia, em que trocou de escolha nas saias! Perguntei o por que de eles estarem me escolhendo tantas saias e vestidos. Estrela me disse que gosta de me ver de saias e vestidos, e não de calças, e o Bernardo, obviamente, não havia se dado conta disso (não sei se influenciado por isso ele me escolheu um macacão no outro dia). Perguntei também se eles não gostavam de me ver de salto, e os dois disseram não ver problemas, embora em todos os dias tenham me escolhido sapatos baixos. Suas escolhas preferidas foram as do segundo dia, para ambos. Ambos disseram ter escolhido o que eles gostavam, sem se preocupar com o que eu gostava, mas no primeiro dia da escolha da Estrela, lembrei que ela preocupou-se em saber onde estavam minhas roupas de trabalho. Estrela disse que não pensou no que as outras pessoas iriam dizer, ao contrário do Bernardo, que disse ter ficado curioso. Estrela disse que nas suas escolhas gosta de ser ela mesma, do “jeitinho que ela é”, já Bernardo disse que adora ser diferente, igual ao “Do Contra”, personagem da Turma da Mônica.
  • Estrela surpreendeu. Estava com medo das escolhas dela, mas ela foi cuidadosa e criteriosa do início ao fim. Me surpreendeu também por ser convencional e conservadora. Achei que meus looks iam ser “baphônicos”, cheios dos brilhos e glitters, já que ela tinha um universo feminino totalmente disponível para inovar, mas nem nos acessórios ela foi intensa. No início, atribuí esse cuidado e essa cautela ao fato de ser mulher, o que não descarto completamente, mas também percebi que ela ousa porque acha que a sua idade permite, a dos adultos, não.
  • O Bernardo não foi muito diferente do que eu esperava. Não liga para o que os outros pensam. Sei que ele melhorou, mas pra ele o importante é fazer a tarefa, não importa como. Também atribuí isso ao fato de ser homem, o que também não descarto por completo, mas percebi que a sua personalidade é do tipo que não tem medo de ousar, nem de fugir aos padrões, desde que esteja satisfeito.
  • Ratifiquei o comportamento humano. As pessoas são naturalmente competitivas. Em nenhum momento pensei em uma competição sobre quem escolheria melhor (de acordo com padrões estabelecidos) as minhas roupas, mas muitas pessoas encararam assim. Eu mesma, mesmo não fazendo competições, fiz comparações. Não critico as atitudes, só tive a certeza de que nunca conseguiremos chegar a uma igualdade perfeita, simplesmente porque somos seres humanos. Ratifiquei também que gosto não se discute MESMO!
  • Adultos têm medo das escolhas das crianças. Muitos achavam (até eu um pouco) que as escolhas seriam desastrosas e inadequadas, mas tirando o “fora do convencional”, nenhuma delas chocou ou me colocou em uma situação vexatória. Adultos têm medo, erroneamente, dos gostos de seus filhos, sem perceberem que seus filhos, na maioria das vezes refletem o perfil dos pais.
  • Percebi que tenho roupas demais! Foi difícil pra eles escolher, dentre tantas, e quando vi a possibilidade de combinações inusitadas que puderam ser feitas, vi que talvez não exerça tanto a criatividade na hora de fazer composições.
  • Foi libertador não precisar ter trabalho de escolher o que vestir! A sensação de um questionamento a menos na cabeça fez milagres. É incrível o que pequenas atitudes que têm de ser planejadas diariamente interferem no nosso bem estar.
  • Por fim, não senti vergonha de usar nenhum dos looks. Mesmo sabendo que nem toda cidade estava a par da experiência, eu saí muito orgulhosa nas ruas sabendo que aquela roupa tinha sido escolhida com muito carinho. Com certeza repetirei a dose!

Um comentário:

  1. Achei o projeto incrível e curti demais ver o seu desenrolar!

    Lembro quando soube do projeto: gelei da cabeça aos pés, pois imaginei que as escolhas seriam bizarras! Mas subestimei as crianças e eles me mostraram que estava errado!!

    Parabéns pelo projeto! Foi um sucesso!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir